Arquivos da categoria: maisfmnoticias.com.br

Especialistas alertam para risco de tuberculose multirresistente

Novos medicamentos para tratar a tuberculose multirresistente podem se tornar rapidamente ineficazes se não forem utilizados da forma correta, segundo um relatório divulgado na véspera dessa sexta-feira (24), Dia Mundial do Combate à Tuberculose.

Antibióticos como a bedaquilina, delamanida e a linezolida foram adicionados recentemente ao arsenal de medicamentos contra a tuberculose, mas estão diminuindo sua eficácia conforme a bactéria da doença desenvolve resistência a uma gama cada vez maior de tratamentos.

O controle sobre a indicação e o uso desses medicamentos tem que ser aumentado, ou “seu efeito pode ser perdido rapidamente”, de acordo com o relatório publicado na revista médica “The Lancet Respiratory Medicine”.

A resistência a antibióticos pode se desenvolver quando um medicamento prescrito falha ao tentar matar uma bactéria alvo, seja porque é o medicamento errado ou a dose errada ou se não for tomado como deveria.

Mas uma cepa resistente pode passar diretamente de uma pessoa para outra, tornando a doença muito mais cara e difícil de tratar.

Houve uma longa pausa no desenvolvimento de medicamentos para tuberculose até o lançamento do último grande antibiótico, a rifampicina, aprovada nos anos 1970.

Mas novos medicamentos começaram recentemente a entrar para a lista de tratamento de pacientes que não respondem à gama existente.

Estudos preliminares com linezolida, bedaquilina e delamanida mostraram que eles “melhoram substancialmente os resultados dos tratamentos, dando esperança para pacientes que foram considerados anteriormente impossíveis de tratar”, diz o relatório.

G1

Procurador-geral adjunto do RN e promotor são baleados em Natal

O procurador-geral adjunto e um promotor de Justiça foram baleados na manhã desta sexta-feira (24) dentro da sede do Ministério Público do Rio Grande do Norte. Jovino Pereira Sobrinho e Wendell Beetoven Ribeiro Agra foram socorridos. Ainda não notícias sobre o estado de saúde deles.

Segundo o MP, o atirador é um servidor que invadiu uma reunião e efetuou os disparos. O suspeito fugiu em seguida. A sede do Ministério Público fica no bairro de Candelária, Zona Sul de Natal.

A PM faz buscas pela região.

G1 RN

Lajes Pintadas: Professores protestam nas ruas contra a Reforma da Previdência

Professores e trabalhadores em geral, realizaram na tarde desta quarta-feira, 22 de março, na cidade de Lajes Pintadas-RN, uma manifestação contra a Reforma na Previdência, anunciada pelo presidente Michel Temer.

Com placas, apitos, carro de som e cartazes, a categoria percorreu as principais ruas da cidade. Ao termino houve as palavras de alguns professores e representantes do Sinte/RN ressaltando a importância do protesto.

O diário Lajes Pintadense

Lei da terceirização geral ameaça concursos públicos, dizem especialistas

IMG_8425Com a aprovação pela Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 4.302/1998, que permite a ampliação do trabalho terceirizado no Brasil, especialistas acreditam que os concursos públicos serão afetados. A nova lei aprovada regulamenta a contratação de mão de obra terceirizada sem restrições, incluindo na administração pública.
Para o advogado Max Kolbe, membro da Comissão de Fiscalização de Concursos Públicos da OAB/DF, o projeto de lei não só afeta as futuras seleções, como pode representar o fim dos concursos públicos no país. Continue lendo

Anvisa suspende lote de medicamento em todo o país

C7ndB_BX0AA73GJA Anvisa suspendeu o lote 20101816 do medicamento Diazepam 10mg-2mL, de solução injetável, pertencente à classe 3 na classificação de risco à saúde da agência.
O remédio foi proibido após o resultado insatisfatório de um laudo no quesito rotulagem. A empresa fabricante do produto, a Santisa Laboratório Farmacêutico S/A, enviou um comunicado de recolhimento voluntário do lote, que não poderá mais ser distribuído ou comercializado em todo o território nacional.

Robson Pires

Brasil lança campanha internacional pelo empoderamento das mulheres rurais

A produtora rural Silvia Pinheiro adotou o sistema agroflorestas em sua propriedade, e, segundo Silvia, a biodiversidade é tão grande que evita muitas pragas e dá mais saúde para os vegetais (Antonio Cruz/Agência Brasil)

A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) lança hoje (23) em Brasília a campanha internacional #MulheresRurais, mulheres com direitos. O objetivo é dar visibilidade a essas mulheres e ao trabalho que desempenham para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável. “A mulher rural é a protagonista do desenvolvimento sustentável. E é para isso que estamos trabalhando, para que ela reconheça o seu papel”, disse a coordenadora de Políticas para as Mulheres da Sead, Solange da Costa.

Segundo ela, as mulheres têm papel fundamental na agricultura familiar e camponesa do país, mas não têm o reconhecimento merecido. “Sofrem com o preconceito, com a desigualdade de gênero e com tantos outros problemas que herdaram da vida. Ainda há um longo caminho para o equilíbrio de direitos e oportunidades entre homens e mulheres”, disse, acrescentando que é preciso avançar no reconhecimento do papel fundamental das mulheres do campo para a vida de cada um dos brasileiros.

Mais de 14 milhões de mulheres que estão nas lavouras, comunidades quilombolas e indígenas, nas reservas extrativistas são protagonistas da agricultura familiar no Brasil, 45% dos produtos são plantados e colhidos pelas mãos femininas. Segundo o Censo Agropecuário de 2006, 12,68% dos estabelecimentos rurais têm mulheres como responsáveis, bem como 16% dos estabelecimentos da agricultura familiar.

Segundo dados do Censo 2010, as mulheres rurais são trabalhadoras, responsáveis, em grande parte, pela produção destinada ao autoconsumo familiar e contribuem com 42,4% do rendimento familiar. O índice é superior ao observado nas áreas urbanas, de 40,7%. “São elas que garantem a produção dos alimentos, cuidam das sementes, do manejo ambiental adequado, das águas, garantindo dessa forma a qualidade de vida na família e sociedade”, disse a coordenadora da Sead.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), as mulheres rurais cumprem uma série de funções-chave para a segurança alimentar regional, mas enfrentam altas taxas de pobreza, insegurança alimentar e obesidade. Além disso, têm menos acesso aos recursos produtivos como terra, água, crédito e capacitação, fatores que impedem que as mulheres rurais da América Latina e do Caribe desenvolvam todo o seu potencial.

Para Solange, ainda há muitos direitos a serem conquistados por essas mulheres, mas a igualdade de gênero e a autonomia para o desenvolvimento econômico são direitos que merecem atenção especial. “O empoderamento valoriza e reconhece as mulheres rurais como protagonistas do desenvolvimento sustentável e econômico do país. Ele é importante para que as mulheres rurais se reconheçam como parte fundamental desse processo”, disse. Continue lendo

Muita água, ventania e granizo na tarde de ontem (22) em Cuité e Nova Floresta

Na tarde desta quarta-feira (22) a Serra de Cuité registrou a chuva mais intensa do ano, com direito a trovões, relâmpagos, arco-íris e até granizo.

A chuva começou por volta das 15:30, e o que parecia ser passageiro, se tornou um pé d’água.

Em Nova Floresta e na vizinha cidade de Jaçanã, pedras de granizo vieram acompanhadas da chuva. Árvores chegaram a cair com a força do vento e algumas foram destruídas provavelmente por raios. Residências também foram destelhadas devido a ventania. Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido.

Com informações, NoticiandoPB

Anvisa suspende lote de paçoca por presença de substância cancerígena

A Anvisa interditou o lote 0027 do Doce de Amendoim Paçoca Rolha, da marca Dicel, nesta segunda-feira (20). O lote do alimento, distribuído pela Indústria e Logistica Wethonklauss Constante Ltda, excedeu o limite do teor de aflatoxinas, espécies de micotoxinas encontradas em alimentos.

De acordo com relatório do Laboratório de Análise Micotoxicológicas (LAMIC – Santa Maria/RS), foi detectado teores de aflatoxinas acima do Limite Máximo Tolerado (LMT) permitidos para amendoim com casca, descascado, cru ou tostado, pasta de amendoim ou manteiga de amendoim.